Materiais Utilizados



Na fabricação de calçados, o couro sempre representou papel importante como seu material básico. Nos últimos tempos, dada a demanda sempre crescente e a relativa escassez do couro natural, desenvolveu-se a pesquisa orientada para a utilização de materiais artificiais, principalmente a borracha, certas fibras, materiais compostos etc., possibilitando a fabricação de um produto menos custoso e de grande semelhança com o produto natural.

O couro de boi, pela sua grande versatilidade (pode ser obtido em diversas espessuras) e maior oferta, é o mais empregado (cerca de 70% do total). No restante dos calçados de couro empregam-se os couros de bezerro, cabra, carneiro, répteis diversos (cobra, lagarto, crocodilo), porco, canguru, avestruz etc.

É comum submeter certos tipos de couros a tratamentos especiais, conferindo-lhes determinadas características: curtindo-se o couro de bezerro com sais de cromo, obtém-se o tipo conhecido como box-calf, de alto preço; polindo-se certos couros (cabra, bezerro, vaca) em sua superfície interna, obtém-se a camurça, caracaterizada pelo acabamento lanuginoso.

Outros materiais, como os tecidos, são também empregados, principalmente em calçados femininos de luxo (tecidos finos) ou em calçados esportivos e de baixo custo (tecidos grosseiros).