Controle Ambiental
Central de Resíduos Sólidos Industriais de Igrejinha
Durante cerca de 40 anos a área do antigo lixão localizada no Bairro Garibaldi em Igrejinha , foi utilizada de maneira inadequada. Em 1996 iniciaram-se os trabalhos de recuperação do local , após foi utilizada como depósito de resíduos Classe II e hoje encontra-se encerrada , sendo que existe um amplo trabalho de monitoramento .
As obras de construção da Central de Resíduos Sólidos Industriais de Igrejinha foram iniciadas em outubro de 1996 e finalizadas em setembro de 2001, sendo a primeira Central de Resíduos Sólidos a ser inaugurada oficialmente no Vale do Paranhana.
A Central, localizada no Distrito Industrial de Igrejinha, é licenciada para receber os resíduos sólidos Classe I e Classe II das empresas associadas ao Sindicato. No local existem dois galpões para recebimento, pesagem, enfardamento e armazenamento dos materiais até as destinações finais. Além disso, também existem duas valas encerradas, onde antigamente os resíduos eram dispostos.
Toda a área da Central conta com diversos profissionais para sua manutenção e controle, cumprindo com as legislações em vigor e buscando constantemente o aprimoramento na gestão dos resíduos. Em 2014 um sistema de rastreabilidade foi adotado para otimização dos serviços, sendo reforçada a importância da correta separação dos resíduos nas empresas e em todas as etapas gerenciais.
O Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes para Calçados de Igrejinha acredita que é possível atingir metas de produção respeitando o meio ambiente, e minimizando o impacto sobre ele. Por isso, investe sempre em projetos que visam à manutenção do equilíbrio ecológico e a educação ambiental, fundamentais para a vida e a saúde das gerações futuras.